• Design%20sem%20nome%20(2)_edited
  • Design%20sem%20nome%20(3)_edited
  • Amazon - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

Outras formas de leitura: Ebooks e Audiobooks

Por: Daia Vitoriano


Eu ainda me recordo quando o povo olhava para o Kindle com uma certa desconfiança e falava "Isso é passageiro, logo logo vai sumir do mapa". Pois bem, não sumiu.


O mercado de ebooks cresceu muito nos últimos anos, segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro em 2019, o acervo no tipo de formato ebook cresceu 37% com mais de 71 mil títulos. Sendo assim de 2016 para 2019 a venda de livros em ebook cresceu 115% no mercado editorial. Em 2020 então, com a vinda da pandemia o mercado de ebooks foi um verdadeiro buum! Mas precisamos ver se continuará assim.


De acordo com a pesquisa realizada no Instituto Pró-Livro em 2019,17% dos leitores preferem o ebook, mas a grande maioria ainda ama o exemplar físico sendo 67%. Afinal, quem não gosta de cheirar um livro, sentir e abraçar não é mesmo? Mas eu vi na pesquisa um ato um tanto preocupante, consta que uma das formas de acesso a livros digitais é através de download gratuito sendo 88% e apenas 18% pagaram pelo download. Não que eu esteja vetando o "livro gratuito", mas como tenho visto em perfis que eu acompanho no instagram ou até mesmo no curso que estou realizando, o termo "livro gratuito" quando usado tem que ser com estratégia, e é importante não acostumar o seu leitor a apenas adquirir seus livros quando ele estiverem gratuitos.


Outro dado da pesquisa relata que a maioria dos leitores digitais acessam seus livros através do smartphone, em 2019 cerca de 73% leram os livros através do celular e apenas 5% foi através de leitor digital (Kindle, Kobo ou Lev), o computador saiu em segundo lugar com 31% e o tablet/ipad com 9%. Eu cheguei fazer uma enquete no meu perfil do instagram sobre onde as pessoas liam os ebooks, kindle ou celular, e realmente o celular saiu em disparada! É óbvio que dá pra ver a diferença claramente porque o celular a grande maioria já possui, e o acesso ao banco de ebooks através de aplicativos é muito mais fácil e claro não é um investimento, igual ao Kindle por exemplo que custa um valor que muitas vezes as pessoas não podem pagar, mas acabou se tornando um sonho para os leitores, e já vi muitos guardando dinheiro para obtê-lo.



Agora falando de outro estilo de leitura que ainda está em evolução aqui no Brasil: os audiobooks!


Audiobooks, ou audiolivros, já está em crescimento em outros países, inclusive os EUA que já obtém grandes faturamentos chegando a bilhões.


Eu lembro de ver há alguns anos atrás vários livros famosos sendo transformados em áudio e até mesmo CD para ser comercializado. Eu achava um máximo! E queria muito que um dia essa opção chegasse ao Brasil mas no nosso idioma, e ele chegou e já faz um tempinho. Mas, os leitores ainda não se acostumaram tanto em ver isso como uma opção de leitura, acredito que vai levar tempo, posso dizer por mim mesma, que apesar de ter adorado a ideia lá trás, somente em 2020 que eu dei um pontapé inicial em escutar livros, e olha tem sido uma experiência que eu recomendo e muito, principalmente para pessoas que sempre estão se movimentando e não tem tempo de fato para parar e ler um livro físico ou digital.


A pesquisa aponta que apenas 20% das pessoas entrevistadas escutaram audiobook, sendo que 79% não. Dessas pessoas entrevistadas 35% já são compradores de livros e 33% são leitores de literatura. Ou seja, ainda há muito que conquistar neste meio.


Por isso eu digo, que tal buscar outras formas de leitura? Em uma das perguntas da pesquisa diz o seguinte "Razões para não ter lido mais, entre os leitores" e 47% responderam que é a falta de tempo. Então, se já estamos tão acostumados a ouvir músicas, que tal acrescentar em sua playlist audiobooks também?


Deixo aqui uns sites de audiobook a sua escolha para iniciar nessa jornada!


Storytel | Ubook | Google Play | Audible


O mundo está em constante mudança, e nós leitores e escritores estamos nos adaptando e conhecendo essas novas formas de leitura, podemos ainda gostar do famoso e tradicional método, mas é importante estar abertos a novas possibilidades.







Meu Instagram

Meu Twitter

Meu Facebook

Página na Amazon

Página no Wattpad

Página no Inkspired


Fonte:


https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/


https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/08/venda-de-livros-digitais-cresce-115-em-tres-anos-mostra-pesquisa.html


https://www.publishnews.com.br/materias/2020/11/11/o-mercado-editorial-digital-no-brasil-foi-impactado-de-forma-relevante-pela-pandemia-da-covid-19


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/09/08/interna_diversao_arte,704675/chegada-do-google-play-movimenta-o-mercado-de-audiolivros.shtml


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo