• Design%20sem%20nome%20(2)_edited
  • Design%20sem%20nome%20(3)_edited
  • Amazon - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

O que é Design Editorial?

Atualizado: 29 de mar. de 2021

Por: Daia Vitoriano


Você com certeza já ouviu falar em designer gráfico, mas você conhece o designer editorial?


mesa de um designer, design editorial, design de livros
O que é design editorial?

Bom, prazer, eu sou uma designer editorial, me especializei especificamente nesta área que atende todo um ramo editorial como livros, revistas, jornais, catálogos, exposições etc.


Gosto de dizer que o design gráfico abrange toda uma área geral de produção de artes, e que o design editorial é apenas uma das partes do design gráfico, porque se concentra em um ramo específico.


Esta área tem como objetivo criar uma identidade para determinado projeto, seja ele um livro ou até mesmo uma exposição, estruturando as informações e montando um conteúdo que transmita e se adapte ao leitor final.


O designer editorial desempenha um papel muito importante na forma como a informação é compartilhada, apresentada e compreendida.


Este ramo vai além de produzir a capa e a diagramação de um projeto, ele faz com que o projeto converse entre si, montando uma obra cheia de significados sempre que possível e quando é viável para editoras ou autores. Grandes exemplos de design editorial são as obras da Editora Darkside Books e a Editora Wish, os quais admiro e muito!


Nos dias de hoje, criar revistas, livros e jornais está se tornando um grande desafio, já que o digital está assumindo a maior parte das comunicações. Embora precisemos aprender a ajustar nossos conceitos aos vários tamanhos de tela, a impressão continuará sendo um meio importante que ajuda as pessoas a se expressarem de forma criativa.


De acordo com a professora Gabriele Franziska Götz da faculdade de belas artes da Kunsthochschule Kassel na Alemanha:

“O importante é desenvolver habilidades para traduzir conteúdo exclusivo e universalmente válido em contextos visuais ou textuais compreensíveis. Os designers editoriais devem aprender a comunicar bem suas habilidades para demonstrar a influência que o design pode ter na vida cotidiana - na sociedade. Novos campos de trabalho de design são criados em colaboração interdisciplinar. O objetivo é trabalhar em uma base orientada a projetos e assumir uma posição de análise."

Eu atuo nesta área há 6 anos exercendo minha profissão na Editora Conteúdo Judaico (focada em livros) e em seus selos Revista Kadimah e Revista O Círculo na produção de publicações mensais.


Eu também já realizei alguns freelas, área o qual abandonei por conta da pressão que não estava me fazendo bem nenhum. Mas ainda assim, pretendo no futuro retornar a oferecer meus serviços aos meus colegas.


Constantemente estou aprendendo com os projetos da editora e com meus próprios projetos, eu mesma estou preparando todo o projeto de design editorial do conto que iriei divulgar gratuitamente aqui no meu site neste mês de março, e também na produção do meu livro "Eu quero acreditar" que será lançado no segundo semestre deste ano na Amazon.


Eu até tenho um perfil no Behance (ferramenta online para divulgação de portfólio), mas ele está beeem desatualizado! Mas caso você queira conhecer um pouquinho dos meus projetos, fique a vontade! Mas a grande maioria dos livros que você ver no site da Editora Conteúdo Judaico foram projetos que realizei ao longo desses anos.


Os miseráveis, Les Miserables, Design do livro Os Miseráveis, Design editorial Os Miseráveis

Um dos meus trabalhos que eu mais gosto, é o meu projeto de TCC para a minha pós-graduação em Design Editorial que foi a reprodução da obra "Os Miseráveis" de Victor Hugo com a ideia da interatividade através do QRcode (antes mesmo do boom que ele virou hoje em dia). Você pode verificar clicando aqui ou na imagem exibida, onde explico todo o processo de produção deste livro.





Produzir uma capa de um livro vai além do vendável.


Afinal, para transformar a obra do leitor, o designer tem todo um processo de interpretação para que assim coloque as mãos na massa e faça, digamos a sua mágica.


Para você ter uma ideia de como um designer mais focado no editorial funciona, assista a palestra de Charles Kidd, ou simplesmente Chip Kidd, ele é um dos mais renomados designers gráficos do mundo, responsável pela criação de capas criativas de diversos livros.


Na palestra abaixo, Chip Kidd não julga os livros por suas capas, ele cria capas que corporificam os livros -- e ele o faz com um senso de humor inescrupuloso. Em uma das palestras mais engraçadas do TED2012 na sessão Design Studio, ele mostra a arte e o profundo pensamento no design de suas capas.


Ative as legendas em português:

Conheça o Portfólio de Chip Kidd acessando aqui


Espero que essa matéria tenha feito você entender um pouco mais dessa área tão incrível que é o Design Editorial o qual eu amo!


Trabalhar com livros além da escrita é tudo de bom!


Deixe sua opinião abaixo ou entre em contato comigo!









Meu Instagram

Meu Twitter

Meu Facebook

Página na Amazon

Página no Wattpad

Página no Inkspired



Fonte:

Editorial design: definition, tips, and examples

Editorial Design

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo