• Design%20sem%20nome%20(2)_edited
  • Design%20sem%20nome%20(3)_edited
  • Amazon - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

Autores são produtores de Multimídias

Autores nacionais são multitarefas sempre produzindo conteúdo em várias redes sociais e pensando em como conquistar seus leitores


Por: Daia Vitoriano


computador, caderno, café, planejamento, escrever, escritor, redes sociais
Autores são produtores Multimídias

Autores são multitarefas, você concorda?


Eu me formei em Produção Multimídia em 2016, esta é a minha graduação antes da pós em Design Editorial. Pois bem, este curso era bem novo na época que eu realizei, digo, ninguém conhecia 😅, e outra eu fiz parte da primeira turma noturna da minha faculdade, ou seja a gente foi o experimento do curso 🤣.


Enfim, eu me interessei por ele porque na sua grade mostrava que iriamos aprender várias áreas: fotografia, edição de foto e video, roteiro, editoração, marketing, entre outros. A função principal do curso era desenvolver conteúdo para diferentes mídias tanto online ou offline.


Para você entender melhor, separei este video que explica direitinho o que um Produtor Multimídia faz:


Analisando, concluí que o autor é um produtor multimídia. Te digo o porquê!


  • Offline - Escrevemos nossos livros; produzimos a parte gráfica impressa seja o próprio livro ou seus derivados como os brindes; fazemos encontros durante o lançamento ou conversamos em um grupo específico (sem o uso do digital).


  • Online - Divulgamos ele de todas as formas; estamos presentes em várias redes sociais ao mesmo tempo, produzindo conteúdo de marketing de venda e pessoal o tempo todo; transformamos nossos livros em e-book; produzimos textos, videos e fotos; realizamos bate-papos virtuais, etc.


Todos os nossos livros são um produto! E somos responsáveis pela divulgação de cada um deles.


A autora @daianesilva.br recentemente falou em seu perfil sobre romantizar a vida de escritora antes de entrar nela de fato, de nos imaginar como nos filmes e séries. Aquele famoso meme expectativa x realidade, pois quando entramos neste mundo, a gente dá de cara com algo totalmente diferente.


Afinal, estávamos acostumados a ver que os escritores desses filmes tem uma equipe trabalhando por ele, aquela ideia: "senta, escreve e cuidamos do resto". Quem dera! É o sonho de todo escritor! Imagina, ter os ADMs iguais os famosos do BBB (Big Brother Brasil)? Eles estão confinados em uma casa, mas há uma equipe cuidando da imagem deles aqui fora, fazendo parcerias e contatos. Um dia, quem sabe!


Então, valorize os autores multimídias! Se você gosta deles, acompanhe e prestigie o seu trabalho, seja comentando em suas publicações ou compartilhando, isso é um baita incentivo! E lembre-se ser autor é uma profissão.


O que me faz trazer outro assunto importante para esta matéria, constantemente temos visto notícias de casos de pirataria de autores nacionais, autores que dependem do dinheiro da venda de seus livros para pagar suas contas, mas que estão passando a cada dia que passa por situações como essa que desvalorizam o seu trabalho.


Quando a gente vê esses casos é muito frustrante, pois o autor por trás do livro ele se desdobrou em mil, passou diversos estresses e perrengues, investiu na sua obra para entregar o seu melhor texto aos leitores, divulgou horrores de todas as formas criativas que estava ao seu alcance e ainda proporcionou um valor super acessível para todos lerem. Mas, sempre há aqueles que não estão dispostos a investir, e acabam contribuindo para a pirataria.


Pirataria é crime! Já falei sobre isso aqui no blog, e convido a ler: Piratear livros é crime! Entenda e reflita onde também dou dicas de lugares onde você pode ler de forma gratuita e sem ferir os direitos dos autores.


Vejamos o caso da Amazon, que por ser uma grande empresa, sabendo que é líder em publicação de e-books, deixa muita gente na mão quando isso acontece, e tem levantando dúvidas na comunidade de escritores que sua proteção não é forte o bastante e que pessoas que praticam a pirataria estão quebrando as barreiras, e até agora ela não se pronunciou.


Por isso, convido você a assinar essa petição: http://chng.it/tJbkwwcG apoie os escritores e assine a petição e seja a favor da segurança dos autores nacionais!


E vocês, o que acharam desta matéria, concorda que autores são multimídia?







Meu Instagram

Meu Twitter

Meu Facebook

Página na Amazon

Página no Wattpad

Página no Inkspired



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo