• Design%20sem%20nome%20(2)_edited
  • Design%20sem%20nome%20(3)_edited
  • Amazon - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

Aprendendo a ser escritora independente

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina

Por: Daia Vitoriano


Ser escritor não é fácil, não é apenas escrever e pronto, tem todo um processo neste caminho. Uma longa lista de tarefas para ser mais exata.


Eu comecei lá trás me aventurando em ser aspirante a escritora, através do mundo das fanfics. Foi uma ótima forma de exercício para eu vir a ser o que eu sou hoje. Afinal de contas, das fanfics surgiram as história originais e essas ainda estão em sua grande maioria guardadas na minha gaveta.


Ainda sou muito recente neste ramo de escrita. Digo de me divulgar para o mundo. Somente em 2020 eu dei o ponta pé inicial e disse para mim mesma que eu precisava seguir meu sonho, que era ser escritora, pois eu queria mostrar as minhas histórias para outras pessoas além de mim mesma.


Então meti as caras, peguei uma ideia de 2016 desenvolvi o livro completo, chamei minhas amigas leitoras como betas, estruturei toda a obra e decidi publicar no Wattpad, pois ninguém me conhecia e eu tinha que me apresentar de alguma forma.


Minha obra "Eu quero Acreditar" conquistou mais de 3 mil leituras na plataforma! Isso me deixou muito feliz e eu tive a oportunidade de compartilhar momentos com os leitores através da interatividade pelos comentários. Algo que gosto de dizer e vou registrar aqui: não se prenda a números! Muitos escritores se sentem desmotivados porque suas obras nessa plataforma não obtém milhões de leituras ou votos, chegando ao ponto de sair pedindo troca de votos em grupos no facebook. Autor que estiver fazendo isso, pare agora! Isso não vai te trazer leitores que realmente estão interessados em sua obra! Valorize aqueles leitores que estão ali pela sua história, que tiram alguns minutos do tempo deles para lerem, comentarem e votarem em seu livro. Não precisa ser milhares, valorize os que você tem. Divulgue de forma certa que eles viram. Confesso que no início eu ficava um tanto vidrada em números, mas aprendi que isso não quer dizer que minha obra não é boa, e sim que ela está alcançado os meus leitores aos poucos, e um dia vai chegar em mais deles.


Antes mesmo de postar no Wattpad, eu já tinha colocado na minha cabeça que meu livro iria ser lançado de forma independente através de e-book pela Amazon. Eu não iria ficar sentada esperando uma editora surgir e me convidar para ser publicada por eles. Antigamente eu tinha esse pensamento que para ser escritor precisava ser publicado por uma editora, e que tivesse nome! Mas conforme eu, como leitora, observei o mundo da leitura evoluir, enxerguei, já faz um bom tempo, que ser independente também é ser escritor. E esse é um mercado que está constantemente evoluindo. Graças a Deus! Hoje temos mais oportunidades do que há 10 anos atrás.


Este ano vou ingressar no KDP e terei a minha primeira vivência em vender meu próprio e-book e vou sentir na pele como é ser escritor independente no quesito de vendas. Porque, se você for analisar, nós autores já somos todos independentes quando nos divulgamos nas redes sociais, lá tentamos conquistar um grupo de leitores que venham te apoiar e aguçamos a curiosidades daqueles que surgem em nosso caminho. Estamos sempre em busca de atingir o nosso público.


Ao me tornar parte deste mundo dos escritores, eu vi que tinha que ir além do escrever, eu precisava estudar, fazer curso, acompanhar perfis que me ajudassem tanto na motivação como também me ensinar tais métodos, ler e acompanhar o trabalho dos meus colegas, etc. Enfim, eu não poderia ficar em um casulo, eu precisava expandir e investir em mim mesma, e me tornar uma borboleta. Sendo assim, comprei livros, adquiri cursos, busquei perfis no instagram, conheci autores, procurei sites e eles tem me ajudado nessa caminhada que é ser escritor.


Então, ser escritor, é um trabalho árduo, é uma profissão, mesmo que seja a segunda de muitas pessoas. Então valorize os autores nacionais, valorize os autores independentes, seu apoio, seu comentário, sua divulgação são tudo uma fonte de motivação para que o nosso trabalho continue crescendo. Não seja pessoas mal intencionadas, pense nas ações que alguns leitores fazem (como a pirataria), e comece a enxergar que ser escritor não é apenas escrever, vai muito além disso. Nós investimos em uma obra de qualidade e com um preço acessível para todos os leitores. Então, tudo que queremos é respeito e reconhecimento.


Deixo eu essa reflexão, se cuidem, e nos vemos na próxima! :*






Meu Instagram

Meu Twitter

Meu Facebook

Página na Amazon

Página no Wattpad

Página no Inkspired

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo