• Design%20sem%20nome%20(2)_edited
  • Design%20sem%20nome%20(3)_edited
  • Amazon - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

A instabilidade das ferramentas de divulgação do escritor

Instagram e Amazon e seus pequenos problemas...


Por: Daia Vitoriano



Nos últimos dias você deve ter percebido que muitos autores e criadores de conteúdo estão falando a frase "Este perfil vai sumir, faça os seguintes passos descritos na legenda".


Por que isso está acontecendo? Bom, muitos estão passando por instabilidade no Instagram, e estão sentindo que seu conteúdo não está chegando aos seus seguidores, e que o famoso engajamento não anda lá aquelas coisas.

Para piorar nossa vida, a Amazon passou por uma instabilidade que prejudicou autores por simplesmente "sumirem" com os títulos dos ebooks quando você pesquisava na barra de busca do site, e você não conseguia acessá-lo, apenas através do link e isso acabou atrapalhando as vendas de muitos autores neste fim de semana.


A questão é, somos reféns dessas ferramentas que são essenciais para o nosso trabalho. O Instagram é uma das maiores redes sociais hoje em dia, e acredito que seja o local que tenha mais autores concentrados no momento, batalhando para conquistar seus leitores.


A Amazon é uma das principais ferramentas de autopublicação utilizada pelos autores nacionais, lá se concentra a maior parte dos autores independentes. E bom, se alguma coisa acontece naquele site, imagino o caos que o mundo literário irá ficar.


O certo é que temos que buscar alternativas, e não ficar apenas em um único meio, pois como sabemos a internet é algo instável, tudo pode acontecer em um piscar de olhos.

Mas como fazer isso em um mundo tão digital?

Não tem como fugir do digital hoje em dia, mas não precisamos nos concentrar em apenas um local. Faça perfis em outras redes sociais angariando outros públicos, crie um site/blog onde você pode colocar seu 'portfólio', faça grupo de leitores em alguma plataforma de comunicação, crie um newsletter. E assim vai... É trabalhoso? Sim, mas esteja presente enquanto pode.

Já sobre as vendas de ebooks em outros locais além da Amazon, tem outras opções, mas sabemos que lá é onde tem mais visibilidade e que estamos presos por um contrato de exclusividade para receber os 70% com isso não podemos cadastrá-lo na BiblioMundi, por exemplo. Mas podemos investir em físicos para nossos leitores com pedidos sobre demanda, seja em uma gráfica específica ou plataformas como Uiclap.


Enfim, são nuances que temos que lidar com essa vida de escritor.


E você, o que achou dessas instabilidades que ocorreram?






Meu Instagram

Meu Twitter

Meu Facebook

Página na Amazon

Página no Wattpad

Página no Inkspired


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo